sexta-feira, 15 de agosto de 2014

COMUNIDADE SURDA REIVINDICA DIREITOS IGUAIS DE APRENDIZADO
O processo de aprendizado de estudantes com deficiência auditiva passa por novo período de debate no Brasil. Enquanto a comunidade surda e que tem Libras (Língua Brasileira de Sinais) como idioma materno batalha pelo direito de estudar em escolas bilíngues, o MEC (Ministério da Educação) defende inclusão dos alunos na rede regular de ensino.
A tentativa do movimento de direito dos surdos é afastar a velha sensação de que o deficiente auditivo é estrangeiro dentro de seu País de origem, tendo em vista a dificuldade de comunicação quando vai ao banco, ao médico ou registrar boletim de ocorrência. "Além do preconceito linguístico e cultural, os surdos sofrem com dificuldade do acesso às novas tecnologias", destaca a especialista em Educação Bilingue e Interpretação e Ensino de Libras, Neiva Aquino.
Na região, são pelo menos 330 estudantes surdos ou com deficiência auditiva, sendo cerca de 200 em EMEEs (Escolas Municipais de Ensino Especial) - que atendem alunos do Ensino Fundamental I e II (seis a 14 anos) de Diadema e São Bernardo. Os demais estudantes frequentam a rede de ensino regular, onde têm atendimento educacional especializado, instrutores e intérpretes dentro da sala e realizam atividades específicas, como curso de Libras e fonoaudiologia, no contraturno escolar.
Aqueles que defendem a inclusão entendem que as escolas especializadas não oferecem ambiente adequado para o aprendizado pleno. "Um local com recursos variados e convívio entre ouvintes e surdos é mais propício à educação do que lugar onde ficam isolados" destaca a coordenadora geral do departamento de Educação Especial de Mauá, Deigles Amaro.
Já a diretora regional da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) em São Paulo, Sylvia Lia Neves, salienta que a inclusão deveria acontecer no segundo ciclo do Ensino Fundamental, quando a criança surda já adquiriu a língua de sinais e está alfabetizada em português pelas escolas bilíngues. A entidade pede que o direito da educação bilíngue - decreto 5.626/05 - conste no PNE (Plano Nacional de Educação), que tramita no Congresso desde dezembro de 2010.
Sylvia observa que secretarias estaduais e municipais tem estratégia de enfraquecer escolas de surdos para futuro fechamento das unidades. O ideal, segundo a Feneis, seria a possibilidade de as famílias escolherem entre as duas opções de educação. Exemplo disso pode ser observado em São Bernardo, quando, em maio, houve manifestação de pais de estudantes da escola Professora Neusa Basseto, contra possível fim das atividades da instituição de ensino. Na oportunidade, a prefeitura negou o boato.

Na mesma direção segue carta aberta encaminhada pelos sete primeiros doutores surdos do país ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O texto destaca que ao contrário do que se adotam as escolas bilíngues não são segregacionistas, mas considera segregadora de impor que alunos surdos e ouvintes estejam no mesmo espaço sem que tenham mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento.

Disponível em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/43105/comunidade-surda-reivindica-direitos-iguais-de-aprendizado?referencia=buscas-lista acesso em 15/08/2014 as 13:46h

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ESOCOLA BILÍNGUE REFORÇA ENSINO LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA
            Comunicação em forma de sinais, seja nas paredes ou portas. Este é o cenário da EMEE (Escola Municipal de Ensino Especial) Olga Benário Prates, em Diadema. Além de reforçar a importância do aprendizado de Libras para garantir autonomia e comunicação dos 59 alunos surdos, a unidade de ensino proporciona convívio entre as pessoas com deficiência auditiva e 231 ouvintes.
A proposta, segundo a diretora da instituição de ensino, Liliane Leite Silva Jardim, é ajudar o estudante a construir identidade, a partir da convivência com outros alunos e professores surdos, além de administrar os dois idiomas ao mesmo tempo. "Sabemos que na rede regular o intérprete apenas traduz o que o professor fala. Por ele não ser educador, não ensina", observa.
A rotina escolar é idêntica a de unidade de ensino regular. Aulas com quadro negro, corre-corre na hora da merenda e até ensaios de dança para apresentação destinada aos pais pode ser observada.
Apesar de as salas de surdos e ouvintes serem separadas, atividades em conjunto garantem a integração entre estudantes. Para isso, ouvintes também recebem aulas de Libras, explica a educadora surda oralizada e instrutora de Libras, Adriana Moreira Oliveira Dias. "Os alunos ouvintes geralmente gostam de aprender, principalmente quando sentem necessidade, seja por vontade de se comunicar com amigos surdos ou até mesmo paquerar", destaca.
A professora de Educação Especial Ana Paula Ferreira ressalta que a participação dos pais é fundamental para que o aprendizado de Libras seja mais eficaz. "É uma nova língua e, por isso, difícil para a família aprender", comenta.
O encaminhamento de alunos para a unidade de ensino se dá pelos serviços de saúde ou até mesmo pela rede de educação. Os pais podem escolher se desejam que as crianças estudem na escola bilíngue ou sejam incluídas na rede regular de ensino. "Tem família que opta pela escola comum porque tem receio de que aqui a criança vai deixar de oralizar por causa da linguagem de sinais", observa a coordenadora do Serviço de Educação Especial de Diadema, Fabiana Leme.
Futuramente, de acordo com a coordenadora, a ideia é ampliar a oferta de vagas para a Educação Infantil, de acordo com a demanda. "Não há lista de espera. Percebemos que houve redução de pessoas surdas no município", acrescenta.


terça-feira, 12 de agosto de 2014

LIBRAS, O QUE SIGNIFICA?
A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, ao contrário do que muitos pensam, é uma língua e possui uma estrutura gramatical própria, ultrapassa as ideias daqueles que acreditam ser apenas gestos ou mímicas, como uma maneira de comunicação entre os deficientes auditivos.
Considera-se a LIBRAS uma língua por possuir corretamente os níveis linguísticos fonológico, morfológicos, sintático e semântico, e o que vai diferenciar essa língua das demais é a sua modalidade visual-espacial, pois, o que denominamos de palavra na língua oral-auditiva, na LIBRAS é denominado por sinais.
A Língua de Sinais não é universal, visto que cada país possui a sua própria língua, o mesmo ocorre na Língua de Sinais, há variações de acordo com cada lugar. O que acontece é que a cultura local provém muito nos resultados da língua, e as expressões são influenciadas pelo regionalismo, o que vai justificá-la ainda mais como língua.
Os sinais são movimentos específicos realizados pelas palmas da mão, e dependem de um ponto ou espaço de localização em que esses sinais são realizados, pois, como toda língua, também deve ser padronizada e isso acontece através de alguns parâmetros traçados para que todos realizem e possam compreender uns aos outros.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/47425/libras-o-que-significa#ixzz3ABQnGNQy

O texto acima destaca o significado da linguagem de LIBRAS para pessoas surdas no Brasil, explica a aplicação quanto a sua estrutura gramatical própria e revela a utilização entre os indivíduos em que muitos acham que o uso de Libras estão focados apenas em gestos ou mímicas.
Na verdade, a comunicação da linguagem de Libras, esta envolvida em muitos níveis linguísticos como fonológico, morfológicos, sintático e semântico denominando uma modalidade importante por meio dos sinais.
È importante focar, que o texto explica claramente que a linguagem de Libras não é universal, pois cada país faz a utilização de sua linguagem, diferente do uso regional onde cada comunidade tem seu modo específico dos sinais e do seu emprego cultural.


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Globo Ecologia - Aterro Sanitário



O vídeo destaca todo andamento de como o lixo é tratado no Brasil e os possíveis caminhos para o futuro dos resíduos. O processo da coleta de lixo começa com as pessoas que são responsáveis por zelar e cuidar dos espaços públicos, etc. Isso acontece desde muito tempo com coletas, limpezas e destinação do lixo, nos tempos passados o lixo não tinha um local adequado para ser jogado, por isso, alguns lugares como os mangues e as ilhas recebiam toneladas de lixos que chegavam por meio de barcas, mas naqueles tempos o lixo resultava de poldas de arvores, sujeiras nas ruas, alimentação deixadas pelas pessoas, materiais de empresas dentre outras.
Para os dias atuais a uma grande quantidade de lixo que está sendo destinados para muitos lugares inadequados, sem falar que boa parte ainda estão sendo colocados em lixões, como sabemos, podem poluir muitas áreas na natureza, principalmente pela produção de um líquido chamado chorume que é a junção da decomposição do lixo/chuva que é potente e pode provocar grandes prejuízos ao meio ambiente. Consequentemente surgem uma enorme tendencia na construção dos aterros sanitários para resolver  parte desses problemas com o lixo, além dessas soluções, novas iniciativas com modelos de Central de Gerenciamento de resíduos das grandes cidades, pois essa ação desenvolve várias atividades com lixo no processo de descontaminação, acontece um grande aproveitamento do lixo para produção de materiais de construção, onde acontece também a capitação do gás metano e em seguida transformado em gás carbônico, ou seja, numa central o uso da tecnologia tem fundamental importância no tratamento de resíduo que pode ajudar no controle, reaproveitamento, eliminação, limpeza, proteção e muitas outras questões no planeta.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nuqoHEc3Im8 acessado em 17/07/2014 as 19:52h

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO ATERRO SANITÁRIO

                                                          Fonte: Google
                                                 
Jogar lixo em qualquer lugar é muito ruim, porque com as chuvas, aquele pequeno pedaço de papel que foi jogado pela janela de um veículo entra nas tubulações e redes de esgoto, entupindo bueiros e diminuindo a eficiência de drenagem da água. Mas e o lixo de casa, aquele que acumulamos durante o dia todo? Para onde ele vai?
O lixo que colocamos na porta de casa ou do trabalho, geralmente contém desde restos alimentares, plásticos, papéis, pilhas, baterias, enfim, o que não desejamos mais utilizar ou o que não possui outra utilidade. E quando não separamos o lixo, o que acontece?
O lixo ou é separado pelos moradores dentro de casa, ou é selecionado pelos catadores de lixo, pessoas que buscam no lixo sua sobrevivência e sustento através da venda de alumínio, papel ou algum outro objeto reciclável ou reutilizável, ou melhor, que possa ser vendido. Caso isso não ocorra, o material é levado a um aterro sanitário, dependendo da cidade, porque em muitas ainda não existe aterro e sim um local onde são depositados tais resíduos, locais estes conhecidos como lixões. Caso o lixo não sofra coleta seletiva, é ainda mais provável a presença de materiais contaminantes em seu meio, o que agride o meio ambiente e consequentemente todas as pessoas e outros seres, direta ou indiretamente, agora ou futuramente.
Os lixões são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas.
Já o aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos, há tratamento do chorume, além da captação e queima do gás liberado. Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças.
Esses aterros sanitários são muito importantes tanto para a saúde quanto para a conservação do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Sem eles, a contaminação do solo é certa e os recursos hídricos são ameaçados.

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/aterro-sanitario.htm acesso em: 11/07/2014 às 21:11h.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pro Dia Nascer Feliz - completo



Pro dia Nascer Feliz
O filme de João Jardim Pro dia nascer feliz (2006) deixa bastante esclarecido o real acontecimento na rede educacional pública, onde a educação do nosso país é um dos problemas que acontecem, quais são os verdadeiros defeitos desse sistema educacional que se mostra ineficaz a cada ano que passa, sem que haja uma atitude por parte das autoridades governantes ou de quem é de direito ou da própria sociedade para que esse quadro possa vir a sofrer transformação.
No filme podem-se observar questões que vão desde a escola do interior do nordeste, que enfoca a falta de dinheiro suficiente para assegurar com toda sua despesa anual, ou de alunos que gostariam de estudar, porém sofrem por não terem transporte para poder se locomover até a escolar. Um ponto essencial no filme é que (ele) trata o envolvimento de professor/aluno que em alguns momentos pode aparecer amena.
            É mostrado ainda a real situação de professores se dedicando para ensinar e alunos que se deslocam de muito longe para estudar, sem falar da falta de professores na sala de aula que infelizmente consola aqueles alunos que não querem estudar, no qual o aluno passa de ano (ou série) mesmo sem aprender nada, pois um professor para reprovar um aluno tem que preencher uma ficha cansativa, e muitos preferem não se cansar mais do que já se cansaram no ano letivo inteiro.
            No encontro do conselho de classe, sistema totalmente defasado que ainda se encontra em prática no país, pois entende-se que os governantes querem diminuir os números de analfabetos nas estatísticas e esse sistema os ajuda, porém acaba formando novos analfabetos funcionais, é o triste descaso do estado com a sua população.
Ao mostrar que o aluno da periferia está contente de ter passado de ano no conselho de classe, nos mostra como esse método de julgamento está fazendo com que os alunos achem importante estarem na escola não para ganharem conhecimentos, e sim para só passarem de ano.
           

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU acesso em: 30/04/2014 as 13:16 hs.






Capistrano Escola Nota 10

Escolas de Capistrano e Ocara recebem o premio nota 10

O Governador comemorou o avanço nos resultados desde que o Programa foi criado, em 2007. 

“Todos os envolvidos devem ser parabenizados, pois esse não é Programa pensado ontem, é algo que se estende há anos e que é posto em prática diariamente para que tenhamos a oportunidade de possibilitar as nossas crianças um futuro melhor por meio de uma educação de qualidade”, destacou Cid Gomes. 

Na ocasião Cid Gomes também premiou as escolas com o certificado de Escola Nota Dez 2012.  

Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – 


Alfabetização (IDE-Alfa) e às 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar 5º ano – (IDE 5). 
A iniciativa da premiação também prevê o apoio a 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização, no 2º ano e em Língua Portuguesa e Matemática, no 5º ano, respectivamente. 




No maciço duas escolas foram premiadas com nota 10: Marieta Cals em Capistrano e a Escola de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Cosme, localizada na zona rural do município de Ocara.

























Disponível em: http://josenidelima.blogspot.com.br/2013_06_24_archive.html acesso em: 30/04/2014 as 9:32 hs.

Alunos de Capistrano Participando do Projeto Primeiro Passo.

Primeiro Passo capacita jovens em Itapiúna e mais 62 municípios.


O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Projeto Primeiro Passo, celebrou na última quinta-feira (19), no Auditório da STDS  convênio com 120 entidades, entre prefeituras e associações, para capacitação de 4.000 jovens em 63 municípios do Estado. 

O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos. Serão qualificados estudantes de 8º e 9º séries do Ensino Fundamental, 1º ou 2º ano do Ensino Médio ou EJA III e IV. 

Os jovens participarão de cursos de iniciação profissional por um período de cinco meses, por meio da linha de ação Jovem Bolsista, e receberão da STDS bolsa-capacitação no valor de R$ 100,00, fardamento, lanche e material didático. Na região do maciço Celebraram convênios com a STDS os municípios de, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga,  Itapiúna.

Disponível em: http://www.itapiuna.com/2012/07/primeiro-passo-capacita-jovens-em.html acesso em: 30/04/2014 as 8:37 hs.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Educação de Jovens e Adultos - Capistrano-CE



Esse vídeo é muito importante pois ele mostra que para aprender não depende de idade e sim, de oportunidade e interesse. A educação de jovens e adulto vem proporcionando bons momento na aprendizagem de muitos indivíduos que no passado não tiveram a oportunidade de ir a escola, hoje é motivo de alegria e satisfação para quem participa dessa educação.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8_b6fAUD8w acesso em: 28/04/2014 as 13:45 hs.

Aluno sai na mão com professora dentro de escola 20.09.2012



Não basta a violência que acontece no Brasil, este vídeo mostra o coas que esta rondando as escolas públicas brasileira, aqui, um aluno insatisfeito com notas baixas parte para cima de uma educadora e a agride com socos e ponta pés. Essa não é a escola que esperamos por parte de quem é de direito, precisamos melhorar e o mais rápido possível.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D5YDULb_BqE acesso em: 28/04/2014 as 12:56 hs.

Professor da educação pública faz jornada tripla de trabalho



Nesse vídeo vamos ver um professor com uma carga horária fora do comum, isso pode esta relacionado a falta de professores e então mostra que em alguns casos, a rotina desses educadores acabam cobrindo as demandas nas outras escolas pública brasileira que também passam por esse mesmo problema.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MYooLmz9aF0 acesso em: 28/04/2014 as 12:29 hs

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ENTENDENDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A situação atual da educação brasileira e os reflexos para uma cultura perversa
Após pesquisas recentes, pode-se observar que 35% das escolas da rede pública do nosso Brasil ficaram abaixo das metas determinadas pelo governo federal.
No entanto, para cada uma dessas escolas observa-se a percentagem nos anos finais do ensino fundamental, aquele que equivale ao período da 5ª à 8ª série, que corresponde do 6º ao 9º ano. Para se ter uma ideia, as seres iniciais, isto é, da 1ª à 4ª série, que corresponde hoje do 1º ao 5º ano, após a reformulação do MEC, também ficaram abaixo da meta de 26% das escolas.
Com base na pesquisa, a 8ª série, no Rio de Janeiro foi o estado com mais escolas abaixo da projeção feita pelo INEP para cada uma delas. Foram 62%. Logo depois, está o Amapá, com 57%, Sergipe, com 52%, e Rondônia, com 50%. Em São Paulo, 32% das escolas ficaram abaixo da meta. Na 4ª série, Sergipe teve 43% das escolas abaixo da projeção feita para 2009. O Rio está em segundo lugar, com 42% do total, e é seguido por Amapá, com 41%, e pelo Maranhão, com 40%. (Fonte: Carajás o Jornal, 2010).
Esses dados só nos mostram uma realidade, nosso país precisa melhorar com novas políticas públicas. Na educação, problema não reside nos planos estipulados, ou seja, nas metas que devem ser cumpridas, mas sim no controle (monitoramento, acompanhamento e avaliação dessas escolas que devem ser mais rigorosos).
Observa-se claramente que há um planejamento, porém não se tem uma eficácia, não se chega ao resultado pretendido. Com os níveis de educação básicos mais baixos há uma consequência maior para a violência e desigualdade que se agravam cada vez mais, além do mais, alunos desestimulados e com esperada repetência mantém um estímulo à depressão infantil e à violência que começa já nos lares das famílias mais necessitadas colaborando cada vez mais para a iniciação ao uso e ao tráfico de drogas, principalmente nas favelas e bairros mais miseráveis dos municípios brasileiros.
A educação está intimamente ligado ao social. O reflexo negativo de uma educação mal desenvolvida, sem eficácia, leva a uma série de outros problemas, inclusive de cultura, digo até para o nosso país, a colaboração para uma "cultura perversa", pois sabemos que segundo pesquisas realizadas pela UNESCO, a cultura está intimamente relacionada com a educação e vice-e-versa, o indivíduo menos culto tende a ser de certa forma menos educado.
Acredito que as intenções do governo atual são boas e que as políticas públicas são bem estruturadas, todavia, não devem ser apenas eficientes, mas também eficazes e efetivas para que possamos alcançar as metas propostas e alcançar níveis mais altos de uma educação de qualidade.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jornal Nacional - Educação, o desafio da qualidade - Ensino Médio



O vídeo enfoca o nível de evasão no ensino médio nas escolas públicas, mostra que a ausência de professores trazem consequências que demonstram os reais dados de faltas, abandono e desistência em cada ano no ensino médio. Isso significa que uma escola desorganizada, prejudica no desempenho da aprendizagem, onde pode ocorrer os piores indicadores, com baixa qualidade de ensino e aprendizagem dentre outros fatores que comprometem a vida dos alunos/professores/família no ambiente escolar.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qsSivW5EkvI Acesso em: 21 de Abril de 2014 ás 20:17 hs

Jornal Nacional - Educação, o desafio da qualidade - Exemplos



O vídeo destaca exemplo da escola pública que se envolvendo com iniciativa privada e pode ter iniciativa para atrair professores, alunos, e aos pais de alunos, etc. Fala também sobre o interesse dos professores que ao observarem cada aluno pode fazer a diferencia no planejamento escolar e principalmente do esforço do diretor que se utiliza de um plano de gestão que consegui focar o controle geral da escola e o andamento da aprendizagem e evasão escolar, isso faz com que seja designado uma professora comunitária para conhecer a situação do aluno e seu aprendizado na escola.



Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2QaDyWxqd2E Acesso em: 21 de Abril de 2014 ás 20:05 hs.

Retrato da educação pública brasileira



O vídeo mostra a real situação que se passa na escola pública brasileira, mesmo quando há interrupções dos profissionais do magistério na condução desse ambiente escolar, seja: com números muito reduzido de alunos, falta de segurança e respeito ao professor/colegas, mau comportamento, relatos de professores sendo desrespeitado, alunos bastantes agitados e lenta aprendizagem. Isso reflete  grandes desafios que precisam ser corrigidos por meio de uma política educacional.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PaiSbPuruhM Acesso em: 21 de Abril de 2014 ás 19: 59 hs.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

VONTADE DE APRENDER




O vídeo aborda que quando a interesse por parte da comunidade e ela se junta com a vontade política tudo é possível para aprimorar a educação de todo município. Onde a prioridade está em reduzir o analfabetismo e melhorar a qualidade do ensino através de política públicas educacional.
Destaca também, os trabalhos que apresentam resultados positivos nas provas de avaliação, isso acontece mesmo em uma escola distante dos centros urbanos. De acordo com o que apresentam os especialistas, uma boa gestão deve ter o apoio da sua secretaria municipal de educação.

Referência
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vJS9J2QpDvY acesso em 16/04/2014 as 14:45 hs

IMPORTÂNCIA DO IDEB

Para que serve o Ideb
Com a criação do Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, na qual podemos entender que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação desses pontos é importante e que ambos têm também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, acontecer o contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

O Ideb também é essencial por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Referência bibliográfica
Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/para-que-serve-o-ideb acesso em: 16/04/2014 as 13:15 hs.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Educação de Qualidade





       



 O vídeo fala sobre a situação da educação no tocante as notas obtidas em duas escolas públicas estadual no Brasil com base na aplicação do IDEB - MEC. Destaca as condições dessas escolas na região sudeste e conta como acontece dentro dessas escolas histórias de lutas na superação contra o BULYING, estrutura da escola, condição de estudo, formação de professores, abandono escolar, um modelo de escola interessante, atrativa, sedutora que aproxime o aluno, dentre outras questões.
O vídeo também explica diferentes acontecimentos entre uma escola com excelente notas atestada pelo IDEB onde a participação da família, profº com boa formação, bons salários, interesse de todos podem fazer com a escola passe a ter ótimos resultados na aprendizagem e outra com índice baixo que enfrente dificuldade no teste do IDEB, seja por falta de um maior empenho da família, comunidade, condição da estrutura escolar, incentivo aos professores para que a escola funcione cada vez melhor.
Referencia
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D90GxF2IWk4 acesso em: 14/04/2014 as 22:09 hs.