Pro dia Nascer Feliz
O filme de João Jardim Pro
dia nascer feliz (2006) deixa bastante esclarecido o real acontecimento
na rede educacional pública, onde a educação do nosso país é um dos problemas
que acontecem, quais são os verdadeiros defeitos desse sistema educacional que
se mostra ineficaz a cada ano que passa, sem que haja uma atitude por parte das
autoridades governantes ou de quem é de direito ou da própria sociedade para que
esse quadro possa vir a sofrer transformação.
No filme podem-se observar questões que vão desde a escola do interior
do nordeste, que enfoca a falta de dinheiro suficiente para assegurar com toda
sua despesa anual, ou de alunos que gostariam de estudar, porém sofrem por não
terem transporte para poder se locomover até a escolar. Um ponto essencial no
filme é que (ele) trata o envolvimento de professor/aluno que em alguns
momentos pode aparecer amena.
É mostrado ainda a real situação de
professores se dedicando para ensinar e alunos que se deslocam de muito longe
para estudar, sem falar da falta de professores na sala de aula que infelizmente
consola aqueles alunos que não querem estudar, no qual o aluno passa de ano (ou
série) mesmo sem aprender nada, pois um professor para reprovar um aluno tem
que preencher uma ficha cansativa, e muitos preferem não se cansar mais do que
já se cansaram no ano letivo inteiro.
No encontro do conselho de classe,
sistema totalmente defasado que ainda se encontra em prática no país, pois entende-se
que os governantes querem diminuir os números de analfabetos nas estatísticas e
esse sistema os ajuda, porém acaba formando novos analfabetos funcionais, é o
triste descaso do estado com a sua população.
Ao mostrar que o aluno da periferia está contente de ter passado de ano
no conselho de classe, nos mostra como esse método de julgamento está fazendo
com que os alunos achem importante estarem na escola não para ganharem
conhecimentos, e sim para só passarem de ano.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU
acesso em: 30/04/2014 as 13:16 hs.
Valdevan esse documentário é mesmo a cara da educação que temos hoje, um sistema totalmente falido, onde a verdade é que estamos escravos de um regime educacional imoral e enquanto educadores não podemos fazer muito para a mudança poder acontecer, mas isso não implica dizer que não possamos fazer algum.
ResponderExcluirÉ verdade Deyk Anne, as verbas públicas são dividades para aquelas pessoas que não estão nem aí com a educação pública.
Excluir