A IMPORTÂNCIA DO ATERRO SANITÁRIO
Fonte: Google
Jogar
lixo em qualquer lugar é muito ruim, porque com as chuvas, aquele pequeno
pedaço de papel que foi jogado pela janela de um veículo entra nas tubulações e
redes de esgoto, entupindo bueiros e diminuindo a eficiência de drenagem da
água. Mas e o lixo de casa, aquele que acumulamos durante o dia todo? Para onde
ele vai?
O lixo
que colocamos na porta de casa ou do trabalho, geralmente contém desde restos
alimentares, plásticos, papéis, pilhas, baterias, enfim, o que não desejamos
mais utilizar ou o que não possui outra utilidade. E quando não separamos o
lixo, o que acontece?
O lixo ou
é separado pelos moradores dentro de casa, ou é selecionado pelos catadores de
lixo, pessoas que buscam no lixo sua sobrevivência e sustento através da venda
de alumínio, papel ou algum outro objeto reciclável ou reutilizável, ou melhor,
que possa ser vendido. Caso isso não ocorra, o material é levado a um aterro
sanitário, dependendo da cidade, porque em muitas ainda não existe aterro e sim
um local onde são depositados tais resíduos, locais estes conhecidos como
lixões. Caso o lixo não sofra coleta seletiva, é ainda mais provável a presença
de materiais contaminantes em seu meio, o que agride o meio ambiente e
consequentemente todas as pessoas e outros seres, direta ou indiretamente,
agora ou futuramente.
Os lixões
são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação
inicial do solo, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido
proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas.
Já o
aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura
do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação
dos lençóis freáticos, há tratamento do chorume, além da captação e queima do
gás liberado. Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado,
utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças.
Esses aterros sanitários são muito importantes
tanto para a saúde quanto para a conservação do meio ambiente e dos seres que
nele vivem. Sem eles, a contaminação do solo é certa e os recursos hídricos são
ameaçados.
Disponível
em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/aterro-sanitario.htm
acesso em: 11/07/2014 às 21:11h.

Nenhum comentário:
Postar um comentário