quinta-feira, 17 de julho de 2014

Globo Ecologia - Aterro Sanitário



O vídeo destaca todo andamento de como o lixo é tratado no Brasil e os possíveis caminhos para o futuro dos resíduos. O processo da coleta de lixo começa com as pessoas que são responsáveis por zelar e cuidar dos espaços públicos, etc. Isso acontece desde muito tempo com coletas, limpezas e destinação do lixo, nos tempos passados o lixo não tinha um local adequado para ser jogado, por isso, alguns lugares como os mangues e as ilhas recebiam toneladas de lixos que chegavam por meio de barcas, mas naqueles tempos o lixo resultava de poldas de arvores, sujeiras nas ruas, alimentação deixadas pelas pessoas, materiais de empresas dentre outras.
Para os dias atuais a uma grande quantidade de lixo que está sendo destinados para muitos lugares inadequados, sem falar que boa parte ainda estão sendo colocados em lixões, como sabemos, podem poluir muitas áreas na natureza, principalmente pela produção de um líquido chamado chorume que é a junção da decomposição do lixo/chuva que é potente e pode provocar grandes prejuízos ao meio ambiente. Consequentemente surgem uma enorme tendencia na construção dos aterros sanitários para resolver  parte desses problemas com o lixo, além dessas soluções, novas iniciativas com modelos de Central de Gerenciamento de resíduos das grandes cidades, pois essa ação desenvolve várias atividades com lixo no processo de descontaminação, acontece um grande aproveitamento do lixo para produção de materiais de construção, onde acontece também a capitação do gás metano e em seguida transformado em gás carbônico, ou seja, numa central o uso da tecnologia tem fundamental importância no tratamento de resíduo que pode ajudar no controle, reaproveitamento, eliminação, limpeza, proteção e muitas outras questões no planeta.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nuqoHEc3Im8 acessado em 17/07/2014 as 19:52h

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO ATERRO SANITÁRIO

                                                          Fonte: Google
                                                 
Jogar lixo em qualquer lugar é muito ruim, porque com as chuvas, aquele pequeno pedaço de papel que foi jogado pela janela de um veículo entra nas tubulações e redes de esgoto, entupindo bueiros e diminuindo a eficiência de drenagem da água. Mas e o lixo de casa, aquele que acumulamos durante o dia todo? Para onde ele vai?
O lixo que colocamos na porta de casa ou do trabalho, geralmente contém desde restos alimentares, plásticos, papéis, pilhas, baterias, enfim, o que não desejamos mais utilizar ou o que não possui outra utilidade. E quando não separamos o lixo, o que acontece?
O lixo ou é separado pelos moradores dentro de casa, ou é selecionado pelos catadores de lixo, pessoas que buscam no lixo sua sobrevivência e sustento através da venda de alumínio, papel ou algum outro objeto reciclável ou reutilizável, ou melhor, que possa ser vendido. Caso isso não ocorra, o material é levado a um aterro sanitário, dependendo da cidade, porque em muitas ainda não existe aterro e sim um local onde são depositados tais resíduos, locais estes conhecidos como lixões. Caso o lixo não sofra coleta seletiva, é ainda mais provável a presença de materiais contaminantes em seu meio, o que agride o meio ambiente e consequentemente todas as pessoas e outros seres, direta ou indiretamente, agora ou futuramente.
Os lixões são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas.
Já o aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos, há tratamento do chorume, além da captação e queima do gás liberado. Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças.
Esses aterros sanitários são muito importantes tanto para a saúde quanto para a conservação do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Sem eles, a contaminação do solo é certa e os recursos hídricos são ameaçados.

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/aterro-sanitario.htm acesso em: 11/07/2014 às 21:11h.