quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pro Dia Nascer Feliz - completo



Pro dia Nascer Feliz
O filme de João Jardim Pro dia nascer feliz (2006) deixa bastante esclarecido o real acontecimento na rede educacional pública, onde a educação do nosso país é um dos problemas que acontecem, quais são os verdadeiros defeitos desse sistema educacional que se mostra ineficaz a cada ano que passa, sem que haja uma atitude por parte das autoridades governantes ou de quem é de direito ou da própria sociedade para que esse quadro possa vir a sofrer transformação.
No filme podem-se observar questões que vão desde a escola do interior do nordeste, que enfoca a falta de dinheiro suficiente para assegurar com toda sua despesa anual, ou de alunos que gostariam de estudar, porém sofrem por não terem transporte para poder se locomover até a escolar. Um ponto essencial no filme é que (ele) trata o envolvimento de professor/aluno que em alguns momentos pode aparecer amena.
            É mostrado ainda a real situação de professores se dedicando para ensinar e alunos que se deslocam de muito longe para estudar, sem falar da falta de professores na sala de aula que infelizmente consola aqueles alunos que não querem estudar, no qual o aluno passa de ano (ou série) mesmo sem aprender nada, pois um professor para reprovar um aluno tem que preencher uma ficha cansativa, e muitos preferem não se cansar mais do que já se cansaram no ano letivo inteiro.
            No encontro do conselho de classe, sistema totalmente defasado que ainda se encontra em prática no país, pois entende-se que os governantes querem diminuir os números de analfabetos nas estatísticas e esse sistema os ajuda, porém acaba formando novos analfabetos funcionais, é o triste descaso do estado com a sua população.
Ao mostrar que o aluno da periferia está contente de ter passado de ano no conselho de classe, nos mostra como esse método de julgamento está fazendo com que os alunos achem importante estarem na escola não para ganharem conhecimentos, e sim para só passarem de ano.
           

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU acesso em: 30/04/2014 as 13:16 hs.






2 comentários:

  1. Valdevan esse documentário é mesmo a cara da educação que temos hoje, um sistema totalmente falido, onde a verdade é que estamos escravos de um regime educacional imoral e enquanto educadores não podemos fazer muito para a mudança poder acontecer, mas isso não implica dizer que não possamos fazer algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Deyk Anne, as verbas públicas são dividades para aquelas pessoas que não estão nem aí com a educação pública.

      Excluir