quarta-feira, 23 de abril de 2014

ENTENDENDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A situação atual da educação brasileira e os reflexos para uma cultura perversa
Após pesquisas recentes, pode-se observar que 35% das escolas da rede pública do nosso Brasil ficaram abaixo das metas determinadas pelo governo federal.
No entanto, para cada uma dessas escolas observa-se a percentagem nos anos finais do ensino fundamental, aquele que equivale ao período da 5ª à 8ª série, que corresponde do 6º ao 9º ano. Para se ter uma ideia, as seres iniciais, isto é, da 1ª à 4ª série, que corresponde hoje do 1º ao 5º ano, após a reformulação do MEC, também ficaram abaixo da meta de 26% das escolas.
Com base na pesquisa, a 8ª série, no Rio de Janeiro foi o estado com mais escolas abaixo da projeção feita pelo INEP para cada uma delas. Foram 62%. Logo depois, está o Amapá, com 57%, Sergipe, com 52%, e Rondônia, com 50%. Em São Paulo, 32% das escolas ficaram abaixo da meta. Na 4ª série, Sergipe teve 43% das escolas abaixo da projeção feita para 2009. O Rio está em segundo lugar, com 42% do total, e é seguido por Amapá, com 41%, e pelo Maranhão, com 40%. (Fonte: Carajás o Jornal, 2010).
Esses dados só nos mostram uma realidade, nosso país precisa melhorar com novas políticas públicas. Na educação, problema não reside nos planos estipulados, ou seja, nas metas que devem ser cumpridas, mas sim no controle (monitoramento, acompanhamento e avaliação dessas escolas que devem ser mais rigorosos).
Observa-se claramente que há um planejamento, porém não se tem uma eficácia, não se chega ao resultado pretendido. Com os níveis de educação básicos mais baixos há uma consequência maior para a violência e desigualdade que se agravam cada vez mais, além do mais, alunos desestimulados e com esperada repetência mantém um estímulo à depressão infantil e à violência que começa já nos lares das famílias mais necessitadas colaborando cada vez mais para a iniciação ao uso e ao tráfico de drogas, principalmente nas favelas e bairros mais miseráveis dos municípios brasileiros.
A educação está intimamente ligado ao social. O reflexo negativo de uma educação mal desenvolvida, sem eficácia, leva a uma série de outros problemas, inclusive de cultura, digo até para o nosso país, a colaboração para uma "cultura perversa", pois sabemos que segundo pesquisas realizadas pela UNESCO, a cultura está intimamente relacionada com a educação e vice-e-versa, o indivíduo menos culto tende a ser de certa forma menos educado.
Acredito que as intenções do governo atual são boas e que as políticas públicas são bem estruturadas, todavia, não devem ser apenas eficientes, mas também eficazes e efetivas para que possamos alcançar as metas propostas e alcançar níveis mais altos de uma educação de qualidade.

3 comentários:

  1. Olha Valdevan, o grande problema com a educação no Brasil é que ela é planeja de forma a não atender a realidade de sues usurários, ou seja, nos educandos cria-se matrizes curriculares que não correspondem com a realidade dos alunos. Paulo Freire antes já fala que era necessário educar aparte da realidade de cada região. Falava também sobre a importância da leitura do mundo da tematização e da problematização é isso que falta se colocado na educação brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Boa visão Eraldo, muitos problemas estão acontecendo no meio educacional e sendo que um deles é a má qualidade do planejamento na educação, ao meu modo de ver, um determinado grupo de pessoas não estão preocupado com a educação.

    ResponderExcluir
  3. Valdevan acredito que planejamento exista, o que falta é coragem. Coragem de colocar em prática aquilo que em muitas das vezes não sai do papel. Como exemplo disso é a falta de democratização que infelizmente ainda vemos nos dias atuais, o que no meu ponto de vista é um grande absurdo. Não concorda?

    ResponderExcluir